Pirâmide alimentar e alimentação saudável

Webnode
21/08/2010 14:23

Dieta saudável 

    Uma alimentação saudável ajuda a manter ou melhora de alguma forma a saúde do indivíduo, estando diretamente relacionada à prevenção de doenças crônicas de risco, como obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes e câncer. Uma alimentação inadequada engloba a alta ingestão de gorduras saturadas, sal e carboidratos refinados, bem como o baixo consumo de frutas e outros vegetais - hábitos que geralmente andam juntos.¹

    A Organização Mundial de Saúde (WHO - World Health Organization) lista 5 recomendações para uma alimentação saudável:

  1. Alcançar o balanço energético e um peso ideal;

  2. Limitar a ingestão de gorduras totais e trocar o consumo de gorduras saturadas (p. ex. sebo, margarina) para insaturadas (p.ex. azeite, óleos vegetais) e evitar ao máximo o consumo de gorduras trans (biscoitos, bolos, etc.);

  3. Aumentar o consumo de frutas, vegetais, legumes, grãos integrais e castanhas;

  4. Limitar o consumo de açúcar;

  5. Limitar o consumo de sal/sódio e assegurar-se de que o sal é iodado.

    Outras recomendações incluem a ingestão suficiente de aminoácidos essenciais*, vitaminas, minerais e a prevenção do consumo de substâncias tóxicas (p. ex., metais pesados) e/ou carcinogênicas ou contaminadas por patógenos humanos (p. ex., Escherichia coli, ovos de parasitas).

    Entretanto, grande parte da população ou desconhece essas recomendações ou não põe em prática, seja pelo fator monetário, pelo comodismo, pela falta de interesse.

 

    

Pirâmide alimentar

    Em 1978 foi publicado pela FDB (The Danish Consumers Co-operative Society Dinamarca), um guia nutricional chamado "Pirâmide Alimentar" (Food Pyramid), sendo mais tarde adotado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Nela está contido o consumo ideal para cada categoria de alimento (por dia): na base estão os alimentos que devem ser consumidos em maior quantidade, e no topo os que devem ser consumidos com moderação.

 

 Pirâmide alimentar com as recomendações da ingestão diária de alimentos

 

     Em 2005 a USDA atualizou o modelo da pirâmide aliando exercício físico com a dieta saudável. As modificações incluem tanto um novo símbolo como mudanças na medida dos alimentos, que passaram de porções para copos (1 copo = 250 mL) ou onças (1 onça = 28 gramas). Através do site americano MyPyramid é possível obter informações personalizadas de nutrição e dicas para uma vida mais saudável. 

 

 

Pirâmide alimentar 

 

 

Implicações sócio-culturais

    No contexto dos maus hábitos alimentares encaixam-se tanto os quadros de desnutrição quanto os de obesidade, sendo este último o de maior implicação econômica e social. Exemplo disso é o governo americano, que investe milhões nos programas de reeducação alimentar, uma vez que o país lidera o ranking mundial com o maior número de indivíduos obesos: aproximadamente 31% da população sofre com quilos a mais. Essas medidas visam à diminuição dos gastos hospitalares, uma vez que a obesidade está diretamente relacionada aos casos de diabetes tipo II, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. Cerca de 100 a 400 mil indivíduos obesos morrem todos os anos e os gastos hospitalares (prevenção, diagnóstico e tratamento) chegam a 117 bilhões de dólares/ano. Esse valor supera os gastos com fumantes e alcóolatras, captando de 6-12% das despesas médicas nos Estados Unidos.² Isso sem mencionar a questão cultural, a pressão sobre indivíduos com sobrepeso.

    Então, que tal começar uma dieta saudável e equilibrada e ainda praticar algum exercício físico regularmente? Você pode começar calculando seu Índice de Massa Corporal (IMC) aqui.

   

 

Por: Terezinha Maria

 

 

Referências e Sites interessantes

¹WHO (World Health Organization). 2003. Diet, Nutrition and Prevention of Chronic Diseases. 

 ²Thompson, D. Wolf; Wolf, A.M. 2001. The medical-care cost burden of obesity. Obesity Reviews, n. 2, v. 3, p. 189–197.

 

*Aminoácidos essenciais: o organismo não é capaz de sintetizar. Caso tenha dificuldade de lembrar, use a mnemônica "TV TILL PM", tendo-se Threonine, Valine, Tryptophan, Isoleucine, Leucine, Lysine, Phenylalanine e Methionine.

Pesquisar no site

Webnode

Livro texto e Autor

 Fisiologia Animal: Adaptação e Meio Ambiente

 

Livro-texto da disciplina, de autoria de Knut Schimdt-Nielsen (1915-2007), figura proeminente no campo da

fisiologia comparativa e Professor Emérito da Universidade de Duke.

É citado como "pai da fisiologia comparativa e biologia integradora".

Leitura simples e linguagem fácil.

Onde comprar: www.editorasantos.com.br 

www.livrariacultura.com.br

Knut Schmidt-Nielsen  

Curiosidade Animal

Eleutherodactylus iberia (Robber frog)

 

Segunda menor espécie de sapo conhecida, mede cerca de 10 mm quando adulto. Alimenta-se de ácaros e microinsetos, sendo abundante no hemisfério norte, especialmente em Cuba. Está na lista de espécies ameaçadas da IUCN, devido à perda do habitat natural.

 

Fonte: Arkive