Sobre Nós

Somos alunos interessados em fazer a diferença no ensino e aprendizagem científica, com ênfase em Fisiologia Animal.

 

 

Terezinha Maria


Mestre em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará, é geneticamente modificada para amar Biologia, Bioquímica, Ciência. Apaixonada por tudo o que anda, voa (exceto blattaria!), rasteja, respira ou fotofosforila. Sonha com uma ciência sem vaidades, com uma publicação na Nature, com a valorização da Ciência no Brasil.

Link para Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4200195P6

 

Katharine Gurgel Dias Florêncio

Graduanda em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará, monitora da Disciplina de Fisiologia Animal Comparada, tem interesse na área de toxicologia, com ênfase em Toxicologia Clínica. Apaixonada por Biologia desde criança. Trilhando passos para a realização de um grande sonho: Ser Cientista!

Link para Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4384240P8

 

Emanuel Barbosa Proença

 

Graduando em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará, monitor da Disciplina de Fisiologia Animal Comparada. Trabalhou com Citogénetica em vegetais, atualmente desenvolvendo trabalhos com Morfologia e Histologia em animais.

Link para Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4331821P6

 

 

Dra. Ana de Fátima Fontenele U. Carvalho

 

Professora da Universidade Federal do Ceará há mais de 15 anos, atualmente ministra as disciplinas "Fisiologia Animal Comparada" e "Instrumentalização para o Ensino de Ciências V", pelo Departamento de Biologia. Atua também na área de pesquisa, sendo credenciada como orientadora no Programa de Pós Graduação em Bioquímica da referida universidade. O laboratório de Bioprospecção de Recursos Regionais, sob sua orientação, tem como principais linhas de pesquisa Bioquímica da Nutrição e Pesquisa de Princípios Bioativos, especialmente contra Aedes aegypti, bem como sua toxicidade contra Artemia sp. e camundongos.

Link para Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783677P6

 

 

 

E o projeto?

    A ausência de um site/blog/meio de comunicação virtual que atendesse às expectativas dos alunos que cursam a disciplina (ou mesmo os que sentem curiosidade pelo assunto) levou à idealização do site e do seu conteúdo.

    É um local de aprendizagem e ao mesmo tempo de lazer, proporcionando assim melhor assimilação dos assuntos que são indispensáveis para a formação de um bom profissional. Sejam bem vindos, sentem, leiam, enviem suas perguntas, opinem, enviem sugestões, afinal esse espaço foi feito para vocês!

Pesquisar no site

Livro texto e Autor

 Fisiologia Animal: Adaptação e Meio Ambiente

 

Livro-texto da disciplina, de autoria de Knut Schimdt-Nielsen (1915-2007), figura proeminente no campo da

fisiologia comparativa e Professor Emérito da Universidade de Duke.

É citado como "pai da fisiologia comparativa e biologia integradora".

Leitura simples e linguagem fácil.

Onde comprar: www.editorasantos.com.br 

www.livrariacultura.com.br

Knut Schmidt-Nielsen  

Curiosidade Animal

Eleutherodactylus iberia (Robber frog)

 

Segunda menor espécie de sapo conhecida, mede cerca de 10 mm quando adulto. Alimenta-se de ácaros e microinsetos, sendo abundante no hemisfério norte, especialmente em Cuba. Está na lista de espécies ameaçadas da IUCN, devido à perda do habitat natural.

 

Fonte: Arkive